Copyright @2014 | Balaclava Propaganda & Web Design

Bárbara Fonseca Silva, conhecida como Barbara Silva, 22 anos, nascida em Sao Jose do Rio Preto e radicada em Boston, nos Estados Unidos.

A cantora Barbara descobriu seu talento com aproximadamente 5 anos, quando brincava de karaokê com os amigos e ouvia histórias sobre o avô que tocava trompete. Passou por escolas rio-pretenses, como Amadeus Mozart, Bizet e Blue Note, e, aos 17 anos, mudou-se para São Paulo, a fim de estudar canto na Faculdade Souza Lima.

Em 2011, a jovem transferiu o curso para a Berklee College of Music, em Boston. A instituição é considerada a maior faculdade independente de música do mundo. Se até então o Jazz e a MPB pautavam suas escolhas, o Gospel e o Rhythm & Blues (R&B) também permearam seu caminho sonoro.

Além de aprimorar a técnica vocal e de conhecer novos estilos, Bárbara teve a oportunidade de apresentar com ilustres nomes da musica popular americana e brasileira ainda quando cursava nos Estados Unidos como Annie Lenox, Karole King, Willie Nelson, Siedah Garrett, Marcos Valle, Guinga, Valorie Simpson. A cantora também teve a oportunidade de apresentar “La Música No se Toca” com o espanhol Alejandro Sanz e alguns colegas, durante a cerimônia do Grammy Latino, em novembro do ano passado.

“Cantamos com ele na faculdade e os produtores escolheram algumas pessoas para o show de Las Vegas. Foi muito emocionante”, lembra. Agora, com o diploma em mãos e recém-instalada na cidade dos sonhos, a rio-pretense planeja trilhar carreira solo.

“Eu componho com o piano, que me ajuda muito a treinar o ouvido.A intenção inicial é que o disco reúna faixas em português e em inglês, com predomínio dos ritmos e da língua materna, sem deixar de lado a técnica norte-americana.

Barbara também trabalhou com Jetro da Silva (o ex-tecladista da Whitney Houston), Marcos Valle (um cantor brasileiro de renome e compositor), Siedah Garrett (back in vocal do Michael Jackson), o engenheiro de som Carl Beatty (Herbie Hancock, Luther Vandross, Aretha de Franklin, Barbara Streisand, Dionne Warwick, e muito mais), o baterista Anthony Steele (BrianMcKnight) e Gabrielle Goodman (Roberta Flack).